É muito comum que concurseiros de primeira viagem perguntem-se “o que é TAF?”, além das diversas dúvidas que surgem sobre como é sua aplicação, o que fazer, como se preparar e até mesmo como se vestir no dia da prova.
Aqui vamos descrever, etapa por etapa, passo a passo, e explicar bem o que é TAF e como se dá a sua aplicação nos mais diversos concursos públicos em que essa famosa etapa está presente.
Então, continue acompanhando para entender melhor o que é TAF e como funciona no Concurso Público.
CONTEÚDO
O que é TAF?
O Teste de Aptidão Física, mais conhecido entre os concurseiros como TAF no concurso público, é uma etapa dos concursos públicos que tem como objetivo mensurar se os candidatos possuem o condicionamento físico mínimo para realizar as atribuições inerentes ao cargo que estão concorrendo.
Esse tipo de avaliação é muito comum nos concursos para o preenchimento de cargos na área da segurança pública.
Por ser uma etapa que vai além dos conhecimentos teóricos adquiridos durante a rotina de estudos do concurseiro, exigindo esforço físico, é importante que o candidato não espere a sua aprovação na fase de provas objetivas/discursivas para começar a se preparar, sendo muito importante o estabelecimento de uma rotina de exercícios focada para o TAF do concurso público desejado.
Isso se deve ao fato de que o intervalo entre a realização das provas objetiva/discursiva e o TAF costuma ser curto, por volta de 1 a 2 meses.
Logo, esse tempo pode não ser suficiente para que um candidato sem qualquer preparo físico prévio consiga o aproveitamento necessário no treino para conquistar a tão sonhada aprovação.
Quais concursos não exigem o TAF?
Em geral, os concursos que não exigem TAF são aqueles que tratam do provimento de vagas com atribuições majoritariamente burocráticas, que, para o exercício das atribuições do cargo, não sejam exigidos do agente público esforço físico que justifique a aplicação do teste.
Então, concursos para auxiliares de administração, magistratura, magistério e até mesmo alguns cargos das polícias, como Escrivão, não são passíveis de exigência de avaliação de aptidão física no concurso.
Quais são os exercícios do Teste de Aptidão Física em Concursos?
Os exercícios mais comum nos TAFs são:
- Corrida de 12 minutos
- Abdominal
- Flexão de braço na barra fixa/ Contração isométrica na barra fixa (feminino)
- Flexão de braço no solo
- Corrida de 50 metros
Como é o TAF feminino?
A bem da aplicação do princípio da isonomia, de tratar os desiguais de forma igual dentro de suas desigualdades, os Testes de Aptidão Física dos concursos públicos costumam ter diferentes índices para os candidatos do sexo masculino e do sexo feminino; muito por que a capacidade física é naturalmente diferente entre esses dois.
Então, testes como flexão de braço na barra fixa, quando realizado pelo sexo feminino, costumam ser substituídos por contração isométrica na barra fixa.
Outro exemplo é a flexão de braços no solo, que, para o sexo feminino, em alguns editais, é permitido o apoio dos joelhos no chão.
Dessa maneira, a concurseira que deseje se submeter a um concurso na área da segurança pública deve se atentar a diferença de índices e a forma de execução de cada exercício para moldar seu treino.
Como é o TAF da PRF - Polícia Rodoviária Federal?
O último edital lançado pela PRF, em 2021, previu a aplicação de 5 exercícios no teste de capacidade física, sendo eles:
- Teste de flexão em barra fixa (mínimo de 3 repetições masc. e 10 segundos para fem.);
- Teste de shuttle run (ir e vir) (13”50 para masc. e 15”50 para fem.);
- Teste de impulsão horizontal (mínimo de 2,01 metros para masc. e 1,61 metros para fem.);
- Teste de flexão abdominal (mínimo de 35 para masc. e 28 para fem.); e
- Teste de corrida de 12 minutos (mínimo de 2.301 metros para masc. e 2.001 metros para fem.).
Nesse concurso, o candidato que foi submetido ao teste de capacidade física deveria atingir o desempenho mínimo de 2,00 pontos em cada exercício e uma média aritmética da pontuação de todos os exercícios de 3,00 pontos, ou seja, o candidato precisava atingir uma pontuação de, no mínimo, 15,00 pontos sem ter obtido menos de 2,00 pontos em nenhum dos exercícios.
Como é o TAF da PF - Polícia Federal?
O último edital lançado pela PF, em 2021, previu a aplicação de 4 exercícios no teste de capacidade física, sendo eles:
- Teste em barra fixa (mínimo de 2 repetições masc. e 15 segundos para fem.);
- Teste de impulsão horizontal (mínimo de 1,70 metros masc. e 1,30 segundos para fem.);
- Teste de Natação (50 metros) (mínimo de 56 segundos masc. e 64 segundos para fem.); e
- Teste de corrida de 12 minutos (mínimo de 2.000 metros masc. e 1.600 metros para fem.).
Nesse concurso, o candidato que foi submetido ao teste de capacidade física deveria atingir o desempenho mínimo de 2,00 pontos em cada exercício e atingir uma pontuação total de, no mínimo, 10,00 pontos.
Como é o TAF da PC - Polícia Civil?
Aqui estamos levando em conta o edital para Delegado da PC/ES de 2022, que previu a aplicação de 4 exercícios no teste de capacidade física, sendo eles:
- Flexão de braço na barra fixa (mínimo de 3 repetições masc. e 10 segundos para fem.);
- Teste de impulsão horizontal (mínimo de 1,70 metros masc. e 1,30 segundos para fem.);
- Flexão abdominal (mínimo de 33 reps. para masc. e 28 reps. para fem.); e
- Teste de corrida de 12 minutos (mínimo de 2.000 metros masc. e 1.800 metros para fem.).
Nesse concurso, o candidato que foi submetido ao teste de capacidade física deveria atingir o desempenho mínimo em todos os exercícios para ser considerado apto e passar para as próximas etapas.
Como é o TAF da PM - Polícia Militar?
Aqui estamos levando em conta o edital para Oficial Combatente da PMRN de 2022, que previu a aplicação de 4 exercícios no teste de capacidade física, sendo eles:
- Flexão de braço na barra fixa (mínimo de 5 repetições masc. e 10 segundos para fem.);
- Teste de shuttle run (máximo de 11.7 segundos para masc. e 12.5 segundos para fem.);
- Flexão abdominal (mínimo de 36 reps. para masc. e 26 reps. para fem.); e
- Teste de corrida de 12 minutos (mínimo de 2.400 metros masc. e 2.000 metros para fem.).
Nesse concurso, o candidato que foi submetido ao teste de capacidade física deveria atingir o desempenho mínimo em todos os exercícios para ser considerado apto e passar para as próximas etapas.
É difícil passar no TAF?
O TAF é uma das etapas que possui maior índice de reprovação nos concursos públicos.
Ocorre que essa etapa, normalmente, é meramente eliminatória, ou seja, é uma luta entre o candidato e seu condicionamento físico - uma etapa que pode ser considerada de superação pessoal.
Assim, principalmente em concursos muito concorridos, é normal que uma parte dos inscritos tenha negligenciado o treinamento físico para se empenhar na parte intelectual. Contudo, é necessário que o candidato separe tempo para cuidar de seu condicionamento físico.
O candidato deve ter em mente, ao longo de toda a preparação, que não adianta passar na prova objetiva/discursiva com excelência se o condicionamento físico irá prejudicar a aprovação no teste de aptidão física TAF.
A dificuldade também pode estar presente na quantidade de exercícios prevista no edital.
O concurso para Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, por exemplo, previu um total de 7 exercícios, enquanto o concurso para Oficial Combatente da Polícia Militar do Rio Grande do Norte previu apenas 4.
Ou seja, cada concurso específico vai possuir uma dificuldade diferente no TAF Teste de Aptidão Física, seja pela quantidade de exercícios ou pelos índices cobrados para cada um deles.
O mais importante para diminuir a dificuldade é que o candidato se prepare com antecedência, busque editais anteriores e concilie uma boa alimentação com a rotina de exercícios.
Qual o TAF mais fácil?
O TAF mais fácil é aquele para o qual você está preparado!
Em regra, os exercícios cobrados nos concursos públicos que possuem essa etapa são os mesmos, variando apenas os índices.
Exercícios como a corrida de 12 minutos, barra fixa e abdominal são os que mais aparecem nos editais.
Já aconteceu de concursos que cobraram apenas a corrida de 12 minutos como exercício para o teste de aptidão física, mas essa não é a regra.
Assim, o melhor a se fazer é pegar os editais anteriores do concurso que você pretende realizar e ver quais foram os exercícios cobrados para formular o treino, já que a tendência é que se repitam.
Como falamos anteriormente, é muito importante que o candidato se prepare com antecedência para a realização dessa etapa do concurso, possuindo tempo para adquirir condições físicas que podem, inclusive, ultrapassar o mínimo esperado, para dessa forma facilitar a execução dos exercícios.
Como se preparar para o TAF? Como treinar para o TAF sozinho?
Felizmente, hoje em dia, com o advento da internet e da globalização facilitou e muito a disponibilidade de informações.
O próprio YouTube possui vários vídeos de profissionais que dão dicas de como se preparar para os testes de aptidão física nos concursos públicos, até mesmo dando exemplos de rotinas de treinos que podem se encaixar com o necessário.
O mais importante para tal preparação é a antecedência e a disciplina do concurseiro em manter o ritmo de treino, combinado com uma boa alimentação e tempo de descanso.
Pegar editais anteriores é uma boa prática para ter uma ideia de como focar o treino.
Sempre que possível, o concurseiro pode contatar um profissional de educação física para dar orientações de como realizar o treino da maneira mais segura possível e ir realizando as progressões pertinentes.
Quanto tempo dura a prova do TAF?
O tempo de aplicação da prova vai depender, fundamentalmente, da quantidade de vagas que foram disponibilizadas.
Normalmente é estabelecido uma quantidade “N” de candidatos que serão convocados para fazer parte dessa etapa, com base na nota das provas objetiva/discursiva.
Essa quantidade “N” é calculada com base na quantidade de vagas disponibilizadas para preenchimento do cargo.
Por exemplo, em um concurso para o provimento de 100 vagas, pode ser determinado que irão participar do teste de aptidão física 3 vezes a quantidade de vagas estabelecidas no edital. Assim, 300 candidatos participariam da aplicação do TAF.
Além disso, também há a variante da forma como a banca examinadora irá organizar a aplicação do TAF, a ordem dos exercícios e até se os candidatos vão ser divididos por grupos ou se realizarão todas as provas juntos.
Portanto, a duração da aplicação da etapa de avaliação de aptidão física pode demorar de 1 hora até 3 ou 4 horas, a depender da organização da banca examinadora e da quantidade de candidatos que estarão concorrendo nessa etapa.
Pode parar de correr no TAF?
Em regra, é permitido que o candidato caminhe durante a corrida de 12 minutos, contudo, alguns editais trazem vedações explícitas com o modo de movimentação do avaliado neste exercício.
O edital para Oficial Combatente da PMRN de 2022, por exemplo, trouxe vedações como a proibição de parar, sentar, deitar, rolar, engatinhar, inverter o sentido do percurso, ou realizar qualquer movimento corporal que descaracterize o objetivo do teste físico (avaliar a capacidade cardiorrespiratória).
Portanto, é importantíssimo que o candidato realize a leitura atenciosa do edital de abertura assim que ele for publicado, para ficar por dentro de todas as regras que serão aplicadas no concurso público.
Tem segunda chance no TAF?
A previsão de segunda chance para realização de exercício no TAF deve estar explícita no edital.
Em regra, essa segunda tentativa é atribuída para exercícios anaeróbicos como flexão na barra fixa, flexão de braço e abdominal.
Provas como a corrida de 12 minutos não costumam possuir segunda tentativa. Caso tenha, estará explícito no edital.
Contudo, caso o candidato atinja os índices mínimos, mas não seja classificado no final, não é possível a repetição do TAF, já que seria considerado uma afronta ao princípio da pessoalidade e da isonomia.
A situação excepcional é no caso do candidato que contraiu COVID-19 e não pode comparecer à prova por estar com recomendação expressa de isolamento social.
Alguns Tribunais estão considerando esse caso como de força maior, justificando a remarcação do TAF para esses casos. Contudo ainda não é um consenso na justiça brasileira.
Pode beber água durante o TAF?
Essa situação vai depender do edital.
Normalmente, não é permitido que o candidato realize o consumo de qualquer alimento ou bebida durante a aplicação dos exercícios, mas, em alguns editais, é previsto que, em caso de grande tempo de espera entre um exercício e outro, devido à quantidade de inscritos, o candidato possa levar algo para se alimentar e hidratar.
Também há muitos editais que não tratam sobre a questão da hidratação dos candidatos durante o TAF.
Por isso é importante que, nesses casos, o candidato entre em contato com a banca para ter alguma orientação sobre o assunto.
Como não há consenso sobre essa situação, é de suma importância que o candidato leia atentamente o que está descrito no edital, pois é lá que estarão descritas todas as regras do que pode ou não pode fazer nas etapas do concurso.
Que roupa usar no TAF?
O tipo de vestimenta exigida para a realização do teste de aptidão física sempre estará descrita no edital, mas normalmente são exigidos calção de ginástica (ou malha, para o sexo feminino), tênis e camiseta.
É possível que no edital de algum concurso específico haja a vedação do uso de bonés, relógios e afins, sendo necessário a leitura minuciosa do edital para obter tais informações.
O que comer dias antes do TAF?
É normal que o concurseiro se preocupe com sua alimentação nos dias que antecedem a realização de uma avaliação física, já que são de grande influência na realização dos exercícios e, se feita a alimentação de maneira incorreta, pode acarretar grandes prejuízos.
A recomendação geral é manter uma alimentação equilibrada, sem exageros ou excesso de industrializados e, claro, hidratação.
Assim, o candidato deve evitar comidas que sejam mais propensas a causar indigestão como feijoada ou pratos que contenham muito laticínios.
No dia da prova, é muito importante que o candidato se alimente com um bom intervalo de tempo entre a alimentação e o exercício.
Também não é recomendado que vá em jejum, pois aumentam as chances do candidato passar mal durante a realização de algum exercício.
Assim, um intervalo de 40 minutos entre a alimentação e a realização do exercício é o ideal, mas, como nem sempre o teste é iniciado no horário previsto, o candidato deve tentar se manter alimentado o mais próximo possível desse intervalo de tempo.
Também é recomendável que se evite alimentos ricos em gorduras ou frituras, pois são de lenta digestão e podem acabar prejudicando o desempenho.
Posso remarcar o TAF?
Existem alguns casos específicos que podem dar direito à remarcação do teste de aptidão física, mas, em regra, o TAF não pode ser remarcado.
Inclusive casos de alteração psicológica e/ou fisiológica temporários não são levados em conta para qualquer tratamento privilegiado.
Normalmente, a jurisprudência admite remarcação apenas para a grávida ou aquele que estiver com COVID na época da realização do teste.
Qualquer outra situação, precisa estar previamente delimitado no Edital.
A remarcação do TAF para gestante
O Supremo Tribunal Federal tem o entendimento de que apenas uma situação possibilita a remarcação do Teste de Aptidão Física, que são os casos de candidatas gestantes.
Nesses casos, o teste deve ser adiado para 30 ou 40 dias após o fim da gestação.
A jurisprudência dos tribunais ainda admite a remarcação para aqueles que estiverem com covid quando da realização desse teste.
Principais ilegalidades no TAF
É muito comum que durante a aplicação do TAF no concurso público o candidato se depare com algumas ilegalidades cometidas pela banca examinadora. As principais são:
- Não disponibilizar a filmagem do TAF para o candidato;
- Ofertar condições diferentes para execução dos exercícios para diferentes candidatos;
- Banca não justificou a inaptidão; e
- A banca ferir o princípio de razoabilidade;
Assim, caso o candidato se depare com alguma ilegalidade cometida pela banca examinadora e seja prejudicado ou reprovado por isso é possível acionar a justiça para que essa reprovação seja revertida, uma vez que fere o princípio da legalidade.
O que acontece se reprovar no TAF?
Caso o candidato seja reprovado no TAF por não atingir os índices mínimos exigidos pelo edital, ele será desclassificado e eliminado do certame, não podendo mais fazer parte das próximas etapas.
Contudo, caso o candidato ache que foi eliminado de forma injusta, como nos exemplos que demos mais acima, é possível que essa eliminação seja revertida.
Como reverter uma eliminação no TAF?
A possibilidade de reversão da eliminação no TAF pode se dar na esfera administrativa e judicial. Apesar de ser mais difícil conseguir a reversão na esfera administrativa, é possível que o candidato consiga mediante um recurso bem redigido e fundamentado.
Enquanto isso, na esfera judicial, as possibilidades de sucesso aumentam de forma considerável, uma vez que o judiciário age no controle da legalidade dos atos da banca examinadora no concurso público.
Além disso, trata-se de um julgamento imparcial e com análise de provas e jurisprudências.
É muito importante que, caso o candidato se sinta prejudicado por uma atitude ilegal da banca examinadora, procure um advogado especialista em concurso público para que possa ser orientado da melhor forma possível.
Como fazer o recurso administrativo no TAF?
Para o candidato que esteja cogitando entrar com um recurso no concurso público, na fase do TAF, é importante que narre o ocorrido e explicite a ilegalidade cometida pela banca examinadora.
Além disso, a banca tem a obrigação de fornecer a filmagem da aplicação do Teste de Aptidão Física.
Dessa maneira, é de suma importância que o candidato coloque em anexo essa filmagem e faça a menção exata do exercício e da forma em que o examinador não agiu de forma correta.
Vale esclarecer que a banca não pode se recusar a fornecer uma cópia da filmagem para o candidato que solicitar.
O candidato, então, tem plenos direitos de ter acesso a cópia da filmagem da aplicação Teste de Aptidão Física e a banca deve a fornecê-la, para que seja possível a boa fundamentação do seu recurso administrativo no concurso público, a fim de que não seja prejudicado o seu direito de contraditório e da ampla defesa.
Como um Advogado Especialista em Concurso Público pode te ajudar?
Como demonstramos ao longo deste texto, é possível que durante a realização do concurso público, mais especificamente na aplicação do teste de aptidão física, a banca examinadora cometa atos que não estejam de acordo com o edital e que prejudiquem de forma descabida o candidato.
Assim, para ter uma melhor chance de sucesso nos eventuais problemas que aparecem ao decorrer do certame, o candidato pode buscar o auxílio de um advogado especialista em concurso público.
Para se tornar um especialista, o profissional deve dedicar horas de estudo e atuação em uma área muito específica.
Portanto, um advogado especialista em concurso público já possui experiência para buscar o melhor caminho a ser seguido, unindo o menor risco para seu cliente com a maior chance de sucesso.
O que é o exame do TAF?
O exame do TAF (Teste de Aptidão Física) é um teste utilizado em concursos públicos, principalmente na área de segurança pública, como polícia militar e bombeiros. Ele tem como objetivo avaliar a aptidão física dos candidatos, garantindo que possuam as condições físicas necessárias para desempenhar suas funções de forma eficiente e segura. O TAF geralmente envolve atividades como corrida, flexões, abdominal, natação e outros exercícios que testam a resistência e força dos candidatos.
O que é o TAF do Exército?
O TAF (Teste de Aptidão Física) do Exército é um conjunto de testes físicos que avaliam a aptidão física dos candidatos que desejam ingressar nas Forças Armadas. Ele é composto por exercícios como flexões de braço, abdominais, corrida e barra fixa, entre outros. O desempenho nos testes do TAF é utilizado como critério de seleção para determinar se o candidato possui as capacidades físicas necessárias para desempenhar as funções exigidas pelo Exército.